Em agenda marcada pelo Presidente do CDDF Eugênio Piedade, Deputado Reginaldo Sardinha comprometeu-se apoiar projeto de empreendedorismo para adolescentes no Itapoã

O Conselho de Desenvolvimento do DF vai apoiar projeto de capacitação em empreendedorismo para adolescentes na região do Itapoã

Em uma reunião promissora com o deputado Reginaldo Sardinha, ficou acertado o apoio em parte da emenda parlamentar para dar o start no projeto

O PRESIDENTE EUGÊNIO PIEDADE DISSE QUE O OBJETIVO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO DF (CDDF) É APOIAR O CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO ITAPOÃ PARA FORTALECER O PROJETO DA ASSOCIAÇÃO POSITIVA DE BRASÍLIA, QUE PROPÕE A EXECUÇÃO DE UM CONJUNTO DE OFICINAS TEMÁTICAS MODERNAS E INOVADORAS, COM FOCO NA PREPARAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO DE 60 ADOLESCENTES, QUE ESTEJAM NA FAIXA ETÁRIA DOS 16 ANOS A 18 ANOS INCOMPLETOS.

Estiveram presentes do CDDF, o presidente Eugênio Piedade, o vice Helio Rosa e o assessor especial Milton Benício e do CD-Itapoã, a presidente Edileuza Campos, a vice Simone Santana, o diretor de captação de recursos Delcídes Avelino e a assessora do senador Izalci, Iara.

O Projeto EMPREENDEDOR ADOLESCENTE – um futuro melhor para os adolescentes do Itapoã, com mais oportunidades, por meio da promoção do acesso ao mundo do trabalho.

HELIO ROSA, VICE PRESIDENTE DO CDDF E RESPONSÁVEL TÉCNICO PELAS PARCERIAS COM AS INSTITUIÇÕES, APONTOU PARA O ALCANCE DE AMPLIAR AS CONDIÇÕES DE ACESSO AO MUNDO DO TRABALHO PARA OS ADOLESCENTES DO ITAPOÃ, POR MEIO DE UM CONJUNTO INTEGRADO DE AÇÕES QUE VISAM O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COGNITIVAS, COMPORTAMENTAIS E RELACIONAIS DO PROFISSIONAL DO FUTURO.

DADOS E FATOS -ITAPOÃ/DF

10% DA POPULAÇÃO DO ITAPOÃ ESTÃO NA FAIXA ETÁRIA DE 15 A 18 ANOS; 68,57% DA POPULAÇÃO; TOTAL DO ITAPOÃ NÃO ESTUDAVAM; 28,4% FREQUENTAVAM ESCOLA PÚBLICA E 3,03% PARTICULAR; 46,4% DA POPULAÇÃO POSSUI O NÍVEL DE ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO; 0,3% FAZEM CURSINHOS/ PREPATÓRIOS E 0,5% AULAS DE IDIOMAS; 2,64% DA POPULAÇÃO SÃO APRENDIZES, COM TRABALHO REMUNERADO

Segundo o Fórum Econômico
Mundial, as 10 (dez) habilidades dos
profissionais do futuro são:
Resolução de problemas complexos,
Pensamento crítico, Criatividade,
Gestão de pessoas, Coordenação,
Inteligência emocional, Capacidade
de julgamento e tomada de decisão,
Orientação para servir, Negociação,
Flexibilidade cognitiva

As oficinas estão organizadas didaticamente em três blocos de formação, com foco no desenvolvimento das 10 competências indispensáveis aos profissionais do futuro, e no acesso ao mundo do trabalho para os adolescentes.

Habilidades Atitudinais – 240 horas: Resolução de problemas complexos; Pensamento crítico; Criatividade; Inteligência emocional; Orientação para servir; Flexibilidade cognitiva.

Habilidades Gerenciais – 160 horas: Gestão de pessoas; Coordenação; Capacidade de julgamento e tomada de decisões; Negociação.

Consultorias para a implantação dos negócios – 160 horas: Consultorias personalizadas; Consultorias individuais.

Resultados esperados

Ao final de 12 meses de execução, espera-se alcançar os seguintes resultados:
· Mínimo de 80% dos beneficiários do projeto com acesso ao mercado de trabalho; · Satisfação anual positiva mínima de 90% dos adolescentes, em relação aos produtos e serviços oferecidos pelo projeto.

Acreditam-se que assim que o Projeto de Crédito Suplementar do GDF for aprovado na CLDF, por volta de duas semanas, poderão dar início ao processo de fomento.

Fotos: CD-Itapoã
Fonte: Blog do Helio Rosa

Galeria:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here