VEJA: 04 de Fevereiro, Dia Mundial da Luta Contra o Câncer

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades.

As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os proto-oncogenes tornam-se oncogenes, responsáveis por transformar as células normais em células cancerosas.
A incidência, a morbidade hospitalar e a mortalidade são medidas de controle para a vigilância epidemiológica que permitem analisar a ocorrência, a distribuição e a evolução das doenças. Conhecer informações sobre o perfil dos diferentes tipos de câncer e caracterizar possíveis mudanças de cenário ao longo do tempo são elementos norteadores para ações de Vigilância do Câncer – componente estratégico para o planejamento eficiente e efetivo dos programas de prevenção e controle de câncer no Brasil.
Pequenas atitudes no seu dia a dia podem ajudar a prevenir diversos tipos de câncer
A base para a construção desses indicadores são os números provenientes, principalmente, dos Registros de Câncer e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/MS). Nesta terça-feria, dia 4 de fevereiro, dia Mundial do Câncer,  será lançada a publicação: Estatimativas Incidência de Câncer no Brasil 2020. Em breve teremos informações atualizadas sobre a incidência estimada do câncer no país. Venham conferir!
Com informações BLOG A VOZ DO POVO-DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here