A Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF), por meio da Subsecretaria da Receita e da Coordenação de Fiscalização Tributária, realizou, entre os dias 12 e 18 de fevereiro de 2026, a Operação Carnaval 2026.
O foco foi o combate à sonegação fiscal e a consequente proteção do mercado interno. A ação ocorreu no feriado, com intensificação da fiscalização em rodovias, transportadoras, depósitos e áreas de grande circulação de mercadorias.
Durante a operação, foram retidas e/ou apreendidas diversas cargas que circulavam em desacordo com a legislação tributária vigente, entre as quais se destacam: 15 toneladas de frango congelado; 53.360 kg de graxa branca; 20.000 kg de produtos de higiene; 5.100 unidades de caixas de leite; 3.832 latas de cerveja; 228 garrafas de vinho; 156 garrafas de vodca; 1.800 garrafas de água mineral; 11.000 kg de produtos de limpeza; 8.000 kg de produtos alimentícios, além de outras cargas irregulares.
Esses resultados refletem o trabalho dos auditores fiscais da Secretaria de Economia do DF, que atuam de forma estratégica e permanente, inclusive em feriados, quando a tentativa de evasão fiscal tende a se intensificar.