Nesta quarta (27), a tecnologia, a criatividade e a inovação foram protagonistas no Brasília Game Hub com a Expedição Roblox, evento voltado ao desenvolvimento das habilidades do futuro por meio da plataforma Roblox. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) esteve presente e reforçou o compromisso da parceria junto ao poder público, que incentiva às ações de educação e inovação.
A iniciativa reuniu jovens de 14 a 18 anos das escolas públicas Centro de Ensino Médio (CEM) 15 da Ceilândia e do Instituto Tia Angelina, do Varjão, em uma experiência prática de criação digital, colaboração e aprendizado tecnológico. Durante a programação, os participantes tiveram contato com o Roblox Studio, ferramenta utilizada para criação de jogos e experiências interativas, estimulando competências como raciocínio lógico, criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe e pensamento inovador.
Um dos destaques do evento foi a participação da especialista Elizabeth Milovidov, referência internacional em cidadania digital e segurança online. Em uma conversa inspiradora com pais, mães e educadores, a palestrante abordou a importância de construir experiências mais seguras, criativas e conscientes nos ambientes digitais, incentivando famílias e escolas a acompanharem de perto a jornada tecnológica das novas gerações.
Representando a Secti-DF, o subsecretário de Promoção à Ciência e Desenvolvimento Tecnológico, Milton Mendes Fernandes Jr., destacou a relevância da iniciativa para o futuro dos jovens do DF. “É uma honra para a Secti-DF participar desse evento voltado às habilidades do futuro usando Roblox. Acreditamos que os jovens são peças fundamentais na construção dessa jornada e o Brasília Game Hub é um grande incentivador de novas oportunidades, criatividade e desenvolvimento tecnológico. Seguimos juntos fortalecendo talentos e preparando as próximas gerações para os desafios e profissões do futuro.”