Termina nesta segunda-feira (23) o prazo para os motoristas instalarem o dístico com QR Code nos veículos do Serviço de Transporte Individual Privado de Passageiros por Aplicativo (Stip) do Distrito Federal. A obrigatoriedade foi instituída pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) por meio da Portaria nº 261, publicada em setembro de 2025. O objetivo é ampliar a segurança e a transparência do serviço oferecido aos passageiros.
De acordo com o sistema da Semob-DF, até a última quinta-feira (18), 28.146 motoristas haviam emitido o documento, sendo 2.907 em janeiro e 3.439 em fevereiro deste ano. Mais de 34.800 prestadores ainda não haviam acessado o sistema para baixar o QR Code. O titular da Semob-DF, Zeno Gonçalves, alertou sobre a importância da emissão do dístico para a categoria.
“A medida é importante tanto para o passageiro quanto para o motorista, aumentando a segurança de todos no transporte por aplicativo, pois facilita que haja uma fiscalização mais eficiente. Com o QR Code, o passageiro pode verificar se o veículo e o motorista são legalizados, enquanto os agentes de fiscalização podem acessar o cadastro atualizado do prestador para verificar possíveis irregularidades, contribuindo para combater o transporte pirata”, afirmou o secretário.
O dístico deve ser fixado no para-brisa dianteiro do veículo, de forma que seja possível fazer a leitura do código. Com o fim do prazo, a exigência passa a ser cobrada com sanções administrativas, incluindo multa e possibilidade de remoção do veículo em caso de descumprimento.